Pessoas inteligentes que gostam da verdade

18 de agosto de 2014

História resumida da vida do José Dirceu

     
Em setembro de 1969, após um ano na prisão, José Dirceu e mais 14 prisioneiros políticos foram banidos e perderam a cidadania brasileira, em troca do resgate do embaixador americano no Brasil, Charles Burke Ellbrick, seqüestrado numa ação conjunta da Aliança Libertadora Nacional e MR-8, Movimento Revolucionário 8 de Outubro.

José Dirceu, após alguns meses, exilou-se em Cuba. Lá, até 1971, estudou e fez treinamento em guerrilha. Voltou ao Brasil clandestinamente, em 1971, vivendo em São Paulo e em algumas cidades do Nordeste, e novamente voltou a Cuba, ficando lá até 1975, quando retornou ao Brasil estabelecendo-se clandestinamente em Cruzeiro do Oeste, no interior do Paraná. José Dirceu submeteu-se a uma cirurgia plástica que alterou a sua fisionomia e mudou de nome. Era chamado de Carlos Henrique Gouveia de Mello. Nessa cidade casou-se com Clara Becker, omitindo sua verdadeira identidade. Em 1979, com a anistia, retornou a Cuba, desfez a cirurgia plástica e, em dezembro de 1979, voltou definitivamente, estabelecendo-se em São Paulo, onde começou a participar das atividades políticas que resultariam na fundação do Partido dos Trabalhadores, em 1980.

Separado de sua primeira esposa, casou-se com a psicóloga Ângela Saragosa, assumindo, a partir daí, sua verdadeira identidade. Esse segundo casamento terminou em 1990, e casou-se novamente, em 1991, com Maria Rita Garcia Andrade. Tem três filhos dos casamentos anteriores: José Carlos, Joana e Camila.

Voltou a estudar na Pontifícia Universidade Católica e concluiu o curso de Direito em 1983, interrompido em 1968. Também fez pós-graduação em Economia na mesma universidade.
 
Trajetória política
  
Após a fundação do Partido dos Trabalhadores, José Dirceu passou a ser um militante do partido em tempo integral e na primeira candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva, a um cargo público, ao governo de São Paulo, em 1982, assumiu a secretaria de formação política do Partido dos Trabalhadores.